O que é web service e como funciona?
top of page
  • Foto do escritorMKT Soluções Tecnológicas

O que é web service e como funciona?


Web Service é uma solução usada na união de sistemas e na comunicação entre aplicações diferentes. Com esta tecnologia é possível que novas aplicações possam interagir com aquelas que já existem e que sistemas desenvolvidos em plataformas diferentes sejam compatíveis. Os Web Services são componentes que permitem às aplicações enviar e receber dados em formato XML.

Para as empresas, os Web Services podem trazer agilidade para os processos e eficiência na comunicação entre empresas de produção ou de logística. Toda e qualquer comunicação entre sistemas passa a ser dinâmica e principalmente segura, pois não há ação humana.

Utilizando a tecnologia Web Service, uma aplicação pode invocar outra para efetuar tarefas simples ou complexas mesmo que as duas aplicações estejam em diferentes sistemas e escritas em linguagens diferentes.

Os Web Services são apresentados por um URI (Uniform Resource Identifier), descritos e definidos usando XML (Extensible Markup Language). Os Web Services são usados para disponibilizar serviços interativos na Web, podendo ser acessados por outras aplicações.


Como funciona?


O Web service efetua o processamento e envia os dados para a aplicação que solicitou a operação. A aplicação recebe os dados e faz a sua interpretação, convertendo-os para a sua linguagem própria.

Os Web Services funcionam de forma semelhante a um componente que você instala na máquina local. Porém, esse componente pode ficar residente em qualquer máquina, seja ela na sua empresa ou na empresa de terceiros.

Para troca de informação entre a aplicação e o WebServices, é necessário que essa aplicação conheça o funcionamento do mesmo. Isso é feito por meio da leitura do WSDL. Que é um documento em XML que contém todas as regras do Web Services.


Web Service na prática


Tecnologias:

Os critérios para a construção de um Web service são os padrões XML e SOAP. As passagens dos dados é realizado normalmente via protocolo HTTP (o padrão não determina o protocolo de transporte). Os dados são transferidos no formato XML.

Segurança:

Muitas empresas temiam em prover funcionalidades na Internet devido ao medo de expor seus dados. Mas com advento dos Web services elas podem publicar serviços de forma simples e que são totalmente isolados da base de dados.

Integração de sistemas:

Muitos consideram que os Web services corrigem um grande problema da informática: a integração de sistemas. Os Web services permitem que a integração de sistemas seja realizada de maneira compreensível, reutilizável e padronizada.


Vantagens ao usar o Web Service


● Integração entre aplicações construídas em diferentes tecnologias;

● Acessível para o ser humano, o que facilita o desenvolvimento de novos aplicativos utilizando essa tecnologia;

● Intuitiva, pois é descrita em linguagem natural com termos próximos aos utilizadas pela aplicação;

● Precisa, pois a WSDL e o Schema garantem conformidade com os padrões estabelecidos entre provedores e requisitantes.


Saiba mais?

Entre em contato no comercial@mkt-trade.com.br, (11) 3772-0473 (9h às 17h) ou visite nosso site https://www.mkt-trade.com.br


723 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page
http://www.mkt-trade.com.br/cases